ESTÉTICA

A beleza da face masculina

A busca dos homens por procedimentos estéticos tem aumentado vertiginosamente. A mídia tem um papel importante nessa mudança de paradigma. Nas publicações, na TV e nas redes sociais estão estampados homens bem-vestidos e com a pele bem cuidada. O autocuidado vai além da esfera das relações afetivas e da busca por uma autoestima elevada. Ele está também relacionado ao mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, no qual estar bem e com uma aparência boa impacta diretamente no marketing pessoal do profissional.

A calvície é uma das condições mais frequentes a comprometer os homens. Nos casos mais avançados, verifica-se a perda da harmonia facial, o que afeta negativamente a autoestima dos pacientes. Ocorreram avanços significativos nas opções de tratamento, visando a retardar a evolução dessa condição. Entre eles, a cirurgia FUE, que é menos invasiva, e a utilização da tecnologia robótica, incorporando mais precisão ao procedimento. Outro destaque é o transplante de barba, que incorpora um aspecto mais masculino à face.

Com o processo de envelhecimento, há também uma perda de volume facial decorrente da reabsorção osteomuscular, da redução do colágeno e da atrofia dos coxins gordurosos. Isso confere um aspecto de “derretimento” da pele que recobre o rosto. Nesse caso, a utilização de ácido hialurônico injetável permite a recuperação natural de um semblante mais jovem e descansado. Já a toxina botulínica pode ser utilizada para suavizar as linhas de expressão e evitar a formação de rugas fixas.

Vale lembrar que, em todos os procedimentos, o paciente deve passar pela avaliação criteriosa de um médico experiente (membro titular da SBD ou da SBCP) para evitar complicações e garantir que os resultados mantenham a naturalidade e, principalmente, ressaltem as características masculinas da face.

DR. MARCOS ALVES

DR. MARCO ALVES – CRM 42466 RQE 22904
É DERMATOLOGISTA GRADUADO EM MEDICIANA PELA UNIVERSIDADE FEDEREAL DE MINAS GERAIS, COM RESIDÊNCIA MÉDICO EM DERMATOLOGIA NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE/FELUMA

 

Compartilhe:

Revista Saúde e Estilo

Revista Saúde e EstiloA SAÚDE&ESTILO entra em cena para levar conhecimento e informação ao seu leitor, agregando cuidados com a mente e com o corpo e estimulando a busca por uma vida de hábitos saudáveis. Mantendo, é claro, sua visão responsável sobre longevidade.

Outras postagens de: Revista Saúde e Estilo