Fitness

AERÓBICO COM MUSCULAÇÃO

Graças à preocupação com a saúde, bem-estar e aparência, um sem-número de pessoas busca, hoje, atividades em academias. Elas são voltadas, normalmente, para o condicionamento aeróbico, flexibilidade e força. É recorrente a dúvida a respeito do que fazer: musculação, aeróbico ou os dois? A resposta sempre será os dois, uma vez que os benefícios de ambos são essenciais para ter saúde e corpo esbelto.

O treinamento aeróbico (cardiorrespiratório) pode ser definido como um método para melhorar a resistência em atividades de lazer ou em práticas do dia a dia. Já o treinamento de força é a capacidade de o sujeito realizar um movimento voluntário resistindo a uma carga com a finalidade de gerar força. Realizado em função do número de séries e repetições,
pode provocar a hipertrofia, ou seja, o aumento do tamanho da musculatura.

Ao elaborar o treino de seu aluno, o profissional de educação física deve eleger o que julga mais adequado para atingir determinado objetivo. Se for a hipertrofia, o ideal é se aquecer dez minutos antes e depois, para melhorar a capacidade cardiorrespiratória, fazer com que o treino aeróbico não influencie no desempenho do treino de força. Se o treino de força for de membros inferiores, será preciso ter cuidado na realização do treino aeróbico, para não fadigar
as pernas. Se o foco for condicionamento aeróbico, todavia, faça-o antes da musculação, descanse um pouco e realize o treino de força, sabendo que ele será um pouco afetado pelo gasto de energia prévio.

Vale lembrar que os treinos promovem o aumento do gasto calórico e da força, além da melhora da frequência cardíaca, do humor e da autoestima. Reduzem, também, os níveis de stress e podem emagrecer ou gerar hipertrofia, de acordo com a organização do treinamento. Procure um profissional de educação física para ajudá-lo a planejar suas atividades.

 

Samuel Domingos Tem formação em educação física pela PUC MINAS,é personal trainer e atua na BodyTech Savassi


CREF 029792-G/MG

Compartilhe:

Samuel Domingos

Samuel DomingosTem formação em Educação Física pela PUC-Minas, é personal trainer e atua na Bodytech Savassi. (CREF 029792-G/MG)

Outras postagens de: Samuel Domingos