ESTÉTICA

ANATOMIA DO ENVELHECIMENTO

Existem na anatomia do envelhecimento do rosto humano sete ptoses, ou sete quedas, mapeadas e classificadas no Guia Prático da Anatomia da Beleza e do Rejuvenescimento, de Alexandre de Souza. Isoladas ou em suas diversas combinações, são elas que determinam a aparência e a idade de uma pessoa. E são exatamente, também, as queixas dos pacientes que procuram o tratamento de rejuvenescimento facial.

ENTENDA, A SEGUIR, UMA A UMA

1_A primeira queda relaciona-se à sobrancelha e a seu complexo frontal, que deveria estar acima do rebordo do osso orbital;
2_Já a segunda, por conta da primeira, manifesta-se naquele “gordinho” abaixo da sobrancelha, acima dos olhos, que cai encobrindo os cílios. É nessa região que é feita a cirurgia da pálpebra superior;
3_A terceira queda é a olheira propriamente dita. O complexo da pálpebra inferior cai e forma a linha do cansaço, onde há uma transparência do plexo venoso superficial. É uma queixa frequente dos pacientes.
4_Com a queda da maçã do rosto, considerada a quarta, forma-se o sulco nasogeniano, ou o famoso bigode chinês. Quando pequeno e discreto, ele é anatômico e normal, não devendo ser preenchido.
5_ Na quinta, cai o complexo da bola de Bichat — ou corpo adiposo da bochecha —, gerando uma linha de marionete que derruba o canto da boca;
6_Um das principais motivações para quem procura a cirurgia plástica, a quebra do ângulo da mandíbula, ou a presença de uma gordurinha na região, configura a sexta queda;
7_A sétima, e última, trata-se da queda da ponta do nariz, muito comum a partir dos 35 anos. O nariz elevado, com ângulo de mais de 100 graus, confere mais beleza e jovialidade à face.

Todas elas, em conjunto ou separadas, podem ser corrigidas por meio de um estudo minucioso que vai definir a melhor combinação de tratamentos, considerando a individualidade de cada paciente.

DR. ROBERTO PACHECO.

RUA OSCAR NIEMEYER, 1033, SL. 833/834. TEL.: ( 31) 3643-6168 / 98314-0202

Compartilhe:

Roberto Pacheco

Roberto PachecoÉ professor de harmonização facial no Brasil e nos EUA, palestrante em congressos nacionais e internacionais, professor de toxina botulínica e preenchimentos faciais básicos e avançados, com formação internacional em fios de sustentação.

Outras postagens de: Roberto Pacheco