ODONTOLOGIA

Arcadas Amplas

Primeiro vamos entender a que se refere a expansão das arcadas dentárias e saber por que hoje é uma tendência tanto para quem busca a estética do sorriso, quanto para a saúde bucal. Expandir as arcadas dentárias significa aumentá-las em sua largura e/ou comprimento. A expansão na largura é a expansão transversal, que alarga as arcadas dentárias, levando os segmentos laterais da arcada para os cantos da boca. Ao expandir as arcadas dentárias, cria-se espaço para alinhar os dentes que estão tortos (apinhados), mas é preciso ficar claro que as expansões devem ser feitas quando há indicações funcionais e biológicas e não especificamente por estética.

O corredor bucal é definido como o espaço que existe bilateralmente entre a parte externa dos dentes de trás (posteriores) e o canto da boca (comissura labial), durante o sorriso. Esse corredor bucal nada mais é do que um pequeno espaço existente entre os dentes posteriores da boca (pré-molares e molares) e a bochecha.

Quando esse escuro no canto da boca está aumentado, ou seja, a arcada está pouco expandida, o sorriso fica estreito e, em alguns casos, causa a impressão de que faltam dentes no fundo da boca. Portanto, para se alcançar a melhor estética de um sorriso, deve-se levar em consideração não somente o alinhamento dos dentes, mas também as relações desses dentes com as partes moles da boca e com a face.

Os procedimentos para realizar a expansão vão desde o uso do aparelho ortodôntico de forma isolada (expansão dentária), até casos mais complexos, em que associamos aparelhos que se instalam no céu da boca (disjuntor) ou mesmo uma cirurgia ortognática (expansão óssea).

O aparelho Invisalign é um dos aparelhos ortodônticos que fazem melhor o tratamento de expansão dentária, inclusive controlando os efeitos colaterais que poderiam ocorrer nessa movimentação, desde que o planejamento e a execução sejam realizados por um profissional com grande experiência e excelente capacitação nesse sistema tão avançado de tratamento ortodôntico.

Obs: As fotos apresentadas (abaixo) são para ilustrar o procedimento citado e podem não ocorrer em todos os casos. Variações no tratamento odontológico existem entre os pacientes e somente o cirurgião dentista é capaz de elaborar o melhor tratamento para cada caso.

CRO-MG: 21.100

AVENIDA BIAS FORTES, 197, CASA 2, LOURDES, TEL.: ( 31) 3024-9030 / 98419-6848;
RUA PONTE NOVA, 857, SALAS 201 A 205, FLORESTA, TEL.: ( 31) 3423-0081 / 99247-0143 / WWW.RODRIGOALMADA.COM.BR

Compartilhe:

Rodrigo Almada

Rodrigo AlmadaÉ membro da ABOR (Associação Brasileira de Ortodontia) e da WFO (World Federation of Orthodontics). Graduado em odontologia pela UFMG em 1995. Top Doctor e professor da técnica Invisalign no Brasil. CRO-MG 21.100

Outras postagens de: Rodrigo Almada