ESTÉTICA

BELEZA DE DENTRO PARA FORA

ESPECIALISTA DÁ DICAS PARA ATRAVESSAR O VERÃO COM A PELE VIÇOSA

Quando se fala em verão, é normal pensar em férias, praia, piscina, cachoeira, pouca roupa e muita exposição ao sol. Preparar-se para a estação mais cobiçada do ano, no entanto, exige uma série de cuidados, de acordo com o dermato- logista Samuel Taioba. Segundo ele, manter uma rotina equilibrada já garante uma pele bonita e saudável. Mas é imprescindível o uso diário de fi ltro solar, bons hábitos alimentares, além da suspensão do tabagismo, se for o caso, e o consumo exagerado de bebida alcoólica. So- mam-se a tudo isso o cultivo de um sono de qualidade e o uso de cosméticos de tratamento apenas com acompa- nhamento médico.

PROTEÇÃO AOS RAIOS UVA E UVB

“Nem a pele negra, apesar de ter uma proteção natural, está livre de cuidados”, insiste o dermatologista. A fotoproteção é indicada para manter a qualidade da pele, ajuda a prevenir o câncer de pele e a evitar manchas. “Recomendamos um filtro solar com FPS 30 ou maior”, diz. “Bronzear um pouco, tudo bem, queimar a pele, nunca.” Os pacientes com histórico de queimaduras solares têm maior chance de desenvolver câncer de pele. Junto com o filtro solar, é importante fazer uso também de chapéus, viseiras ou bonés.

HIDRATAÇÃO E ALIMENTAÇÃO

Em primeiro lugar, é preciso beber bastante água, uma vez que a hidratação do corpo vem de dentro para fora. O cardápio, por outro lado, deve ser balanceado com proteínas, lipídios, carboidratos, água e vitaminas. “De preferência, com orientação de um profissional da área”, ressalta. “Se for boa para a saúde, a alimentação naturalmente traz benefícios para a pele.” O excesso de açúcares na dieta costuma ser o maior vilão nutricional. “O que sabemos, também, diz respeito à influência negativa de alimentos com alto índice glicêmico”, explica.

TRATAMENTOS ESTÉTICOS

Não existem cuidados específicos para homens e mulheres. Se a ideia é tratar ou corrigir alguma patologia dermatológica, há peelings químicos, microagulhamentos, lasers, luz pulsada, toxina botulínica, ácido hialurônico e bioestimuladores, que devem sempre ser indicados por um especialista. Muito procurada pelas mulheres nesta época do ano, a depilação mais recomendada é a que melhor se adaptar. Os lasers são indicados, explica Taioba, quando há intenção de redução ou eliminação dos pelos ou para tratamento de foliculites, cabelos encravados, irritações frequentes, intolerância a ceras ou mesmo a giletes. Inclusive em homens. Para aqueles que continuarem optando por se barbear, o aconselhável é fazer com menor frequência e, quando o fizer, utilizar o sentido craniocaudal (de cima para baixo) para evitar agressões à pele. “O aparelho também deve estar bem afiado e em bom estado. Depois de finalizar, recomenda-se colocar água fria para ter um certo efeito anti-inflamatório.”, conclui Taioba. A pele bonita geralmente é espelho de hábitos de vida saudáveis. “Não adianta o paciente realizar todos os procedimentos possíveis se não cuidar adequadamente da pele e da saúde física e mental. Por isso, é importante, da mesma forma, realizar um check-up anual”, pontua.

Compartilhe:

Revista Saúde&Estilo

Revista Saúde&Estilo

Outras postagens de: Revista Saúde&Estilo