GASTRONOMIA SAUDÁVEL

Ceviche de tilápia com avocado

O tradicional prato peruano, geralmente preparado com linguado, corvina, garoupa ou salmão branco, popularizou-se no mundo todo e ganhou versões inusitadas, como esta da ex-Masterchef Priscylla Luswarghi. Na receita, a chef especializada em peixes, natural de São José do Rio Preto (SP), mistura tilápia e avocado — uma opção mais nutritiva e menos calórica que o abacate.

  • Considerado um dos peixes mais magros, a tilápia conserva minerais como o fósforo e o selênio, além de uma alta taxa de proteínas e ômega 3, excelente para quem precisa reduzir os níveis de colesterol ou possui hipertensão arterial.
  • O avocado é rico em potássio, que ajuda na manutenção dos bons níveis de colesterol. Por conter fibras, também previne doenças como o câncer de cólon e auxilia no funcionamento do intestino, dando, ainda, sensação de saciedade.
  • Erva natural usada no mundo todo, o gengibre é antinauseante, antifúngico, anti-inflamatório, antisséptico, antibacteriano e antiviral. Na água, é uma excelente fonte de vitamina A, C, E e do complexo B.
  • O limão acelera o processo de cicatrização, por ser farto em vitamina C, diminui o inchaço e a pressão arterial, devido às propriedades diuréticas, e previne o envelhecimento precoce, graças à ação dos antioxidantes.

RECEITA

INGREDIENTES

300 gramas de tilápia

• 40 gramas de cebola-roxa

• Suco de um limão

• 50 gramas de salsinha

• 1 avocado

• Sal rosa e pimenta-do-reino a gosto

• Gengibre a gosto

MODO DE PREPARO

Corte a cebola finamente em julienne e deixe marinando com o suco e as raspas do limão. Depois, corte o peixe em cubinhos e tempere com o sal, a pimenta-doreino, a salsinha e o gengibre. Parta o avocado em cubinhos também e junte todos os ingredientes. Sirva em seguida.

 

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