ESTÉTICA

CIRURGIA ÍNTIMA

A intervenção é aliada para melhorar a autoestima e proporcionar conforto

Sentir desconforto no uso de roupas apertadas, dor na relação sexual ou incômodo estético são alguns fatores que, cada dia mais, vem levando as mulheres a procurar a cirurgia íntima. Antes de chegarmos ao ponto, precisamos entender que o que comumente chamamos de vagina na realidade é a vulva. A vulva é a parte externa do órgão genital. Lá, encontramos o monte de Vênus, ou púbis, na região dos pelos íntimos e onde, normalmente, fica localizada a cicatriz de cesariana. A queixa mais comum, ali, é o aumento do volume, que pode ser melhorado com uma pequena lipoaspiração. Os grandes lábios, na região mais lateral da vulva, também são alvo de críticas. Acontece que, com o passar dos anos, há uma perda de volume e tônus da região, o que gera um aumento da flacidez e, consequentemente, queda do tecido. Uma das opções de tratamento é a lipoenxertia, ou enxerto de gordura, que pode ser retirada da região pubiana, deixando-os mais gordinhos, com aparência jovial.

O campeão de reclamações, todavia, são os pequenos lábios, que, algumas vezes, chegam a ultrapassar o limite dos grandes lábios. A condição gera desconforto ao vestir roupas apertadas, ao andar de bicicleta, nas relações sexuais e até mesmo na aparência. Pode, também, dificultar a higiene íntima, levando a infecções como a candidíase. Dependendo do grau de acometimento, há uma técnica cirúrgica específica. A ninfoplastia, ou labioplastia, é realizada com o objetivo de retirar a porção dos pequenos lábios que fica aparente quando a mulher está em posição normal. Pode ser realizada com anestesia local e sedação, e ospontos são absorvíveis. O procedimento dura entre trinta e sessenta minutos, deixando cicatrizes discretas. Normalmente, a mulher volta às atividades habituais em três dias. Relações sexuais são permitidas com 45 dias de pós-operatório, em média, e a dor é muito bem tolerada pela maioria das pacientes.

E você, possui alguma queixa íntima? Sinta-se livre e à vontade para comunicá-la ao seu cirurgião. Afinal de contas, sua autoestima e conforto importam.

Dr. Leandro Gontijo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e também do Corpo Clínico do Hospital Mater Dei e do Hospital Lifecenter; é sócio-proprietário da Clínica Leandro Gontijo

CRM: 46031
RQE: 29322

O Dr. Leandro Gontijo atende na Av. Getúlio Vargas, 489, SL. 1902 (Ed. ABC), Tel.: 3070-1234 / (31) 98243-4100

Compartilhe:

Leandro Gontijo

Leandro GontijoÉ membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Membro do Corpo Clínico do Hospital Mater Dei e do Hospital Lifecenter; sócio-proprietário da Clínica Leandro Gontijo CRM 46031 RQE 29322

Outras postagens de: Leandro Gontijo