ESTÉTICA

A COR DA BELEZA

Dez dicas de cuidados especiais para manter a pele negra linda e saudável

Pessoas de pele negra possuem no DNA uma vantagem para lá de especial: o alto nível de melanina e colágeno. Isso as torna mais resistentes ao sol e ao envelhecimento. Por outro lado, são mais suscetíveis a manchas, espinhas e pelos encravados. A seguir, a dermatologista Ana Paula Furst lista uma série de cuidados fundamentais para proteger e valorizar a derme.

1- A pele negra costuma ser mais seca, por isso é importante hidratá-la todos os dias, especialmente com cremes à base de óleos.

2- Quem pensa que a pele negra não precisa de protetor solar está completamente enganado. A concentração mais alta de melanina gera uma tendência maior a manchas. Use diariamente filtro solar com FPS 30, no mínimo.

3- Pelos encravados — ou foliculite — são comuns. Para evitá-los, esfolie a pele toda semana. Em casos complicados, a depilação a laser pode ser a solução.

4- A concentração maior de melanina faz com que a absorção dos raios solares seja menor, o que interfere na sintetização da vitamina D. Aposte na reposição para não ter carência.

5- Para manter a saúde e a vitalidade, a limpeza diária deve ser feita com sabonete específico para o tipo de pele. No caso, o sabonete em gel, que é mais leve, prático e ajuda a controlar a oleosidade. Capriche na higienização, tanto de manhã quanto à noite, antes de dormir, para que o produto retire o excesso de sebo e desobstrua os poros, que podem causar acne.

6- Barbear, pinçar e depilar aumentam o risco de hiperpigmentação pós-inflamatória, por isso, após a retirada dos pelos, é recomendado investir em cremes formulados para peles sensíveis que contenham ativos calmantes e suavizantes para minimizar esses efeitos.

7- Cuidado com os lasers. Eles podem causar problemas para tons de pele mais escuros. Faça o procedimento somente com a indicação de sua dermatologista de confiança.

8- Para tratar acne, problemas de pigmentação e cicatrizes, os tratamentos mais adequados são a microdermoabrasão, peelings químicos e microagulhamento com drug delivery. São seguros e eficazes quando realizados com indicação médica.

9- A flacidez na pele negra, que costuma aparecer mais tarde, por volta dos 40 anos, pode ser combatida com o Ultraformer, ultrassom microfocado.

10- O inverno é a melhor época para realizar procedimentos estéticos.

Compartilhe:

Revista Saúde e Estilo

Revista Saúde e EstiloA SAÚDE&ESTILO entra em cena para levar conhecimento e informação ao seu leitor, agregando cuidados com a mente e com o corpo e estimulando a busca por uma vida de hábitos saudáveis. Mantendo, é claro, sua visão responsável sobre longevidade.

Outras postagens de: Revista Saúde e Estilo