Saúde

Entenda o que é câncer de cólon, que matou o ator de ‘Pantera Negra’

Nos dia 28 de agosto, o mundo inteiro foi surpreendido pela morte do ator Chadwick Boseman, que deu vida ao personagem Pantera Negra em vários filmes da Marvel. Um deles foi o primeiro longa de herói a ser indicado para o Oscar de melhor filme. Neste texto, explicaremos o que é o câncer de cólon, como se prevenir dessa doença e qual a importância de ter hábitos saudáveis para prevenir não só esse, mas outros diversos problemas de saúde.

O que é o câncer de cólon?

Também conhecida como doença colorretal ou doença do cólon e reto, é uma doença tratável quando descoberta precocemente. Ela acomete uma área do intestino grosso chamada de cólon e no reto.

Em seus estágios mais graves, a doença pode se espalhar outros órgãos do corpo, o que dificulta o seu tratamento. Por isso, quanto antes o paciente procurar ajuda médica, maiores são as chances de cura.

A doença pode ser descoberta por meio de exames clínicos, radiológicos ou laboratoriais, feitos em pessoas que estão com suspeita de terem esse tipo de câncer ou outra doença grave. Também é possível fazer o rastreamento do problema, nos casos em que são assintomáticas.

Para o tratamento em estágios iniciais, é necessário fazer uma cirurgia para a retirada do tumor e das partes afetadas por ele. Também são retirados os gânglios linfáticos dentro do abdome (eles são estruturas que fazem parte do sistema de defesa do corpo).

Quais os principais sintomas?

Existem alguns sintomas que podem indicar a existência da doença ou outros problemas na região do intestino, por isso, ao perceber alguns desses sinais, vá ao médico o quanto antes para uma análise mais aprofundada:

• alterações no hábito intestinal (alternações entre diarreia e prisão de ventre);

• fezes com sangue;

• anemia e sensação de fraqueza;

• desconforto ou dor abdominal; • tumoração abdominal;

• fezes com forma diferenciada (finas e compridas).

Existem casos de pessoas que podem não apresentar os sintomas. Apesar de serem mais raros, pessoas assintomáticas podem perceber a doença apenas em seu estágio mais grave. Ainda não se sabe a causa do câncer de cólon, mas existem alguns fatores de risco para a doença.

Pessoas que contam com uma má alimentação, têm pólipos ou constipação intestinal, contam com maiores chances de desenvolver a doença. Além disso, 30% das pessoas que tiveram ou tem a esse tipo de câncer contam com parentes que também a tiveram.

Como se prevenir?

Existem algumas atividades e mudanças no seu estilo de vida que podem auxiliar a ter menos chances de desenvolver a doença. Uma delas é a realização da colonoscopia, que deve ser feita a cada 10 anos por quem não apresenta sintomas do câncer.

Ter um estilo de vida saudável também pode auxiliar a prevenir o câncer de cólon. Invista em fazer atividades físicas regulares, como a caminhada ou qualquer outro tipo de atividade que goste.

Sua alimentação também deve ser bem pensada, como a adição de frutas, verduras e vegetais na sua dieta. Além disso, é importante evitar alimentos gordurosos e processados, já que estes podem aumentar o risco da doença.

Fibras também devem estar presentes no seu prato, já que elas agridem menos o intestino e fazem com que ele funcione melhor, evitando a prisão de ventre, por exemplo. Brócolis, couve e espinafre são alguns alimentos ricos em fibras.

Apesar de não ser 100% comprovado, existe, alguns estudos que mostram que pessoas que consomem leite e derivados com frequência contam com menos riscos de desenvolverem doenças no colorretal.

A vitamina D auxilia na diminuição de inflamações, por isso, pacientes que tenham doenças metastáticas, como câncer, contam com uma resposta melhor ao tratamento, além de ajudar a preveni-la.

No mês de setembro, ocorre a campanha do Setembro Verde, que além de incentivar a doação de órgãos, também alerta sobre o câncer do intestino e a importância do seu tratamento e diagnóstico preventivo. A sociedade Brasileira de coloproctologia (SBCP), realiza uma intensa divulgação da importância do autocuidado e da adoção de um melhor estilo de vida para evitar o aparecimento dessa doença.

Qual a importância de ter uma vida saudável para prevenir o câncer de cólon?

Grande das medidas para prevenir o câncer de cólon é adotar um estilo de vida mais saudável, realizando exercícios de maneira regular e se alimentando corretamente. É por meio dessas medidas que o organismo trabalha melhor, além de fortificar o seu sistema imunológico.

E não é apenas o câncer que pode ser prevenido adotando um estilo de vida mais saudável, mas uma série de outros problemas podem ser prevenidos, como colesterol, obesidade e gastrite.

Uma dica para ter uma vida mais saudável é começar a adicionar castanhas na sua rotina alimentar, já que elas matam a fome rapidamente e não alteram os níveis de insulina no sangue.

Outra maneira simples de começar a ter uma vida mais saudável é diminuir o sal dos alimentos que consome, ao mesmo tempo que aumenta a ingestão de água durante o dia. Isso auxilia a um melhor funcionamento dos rins e a hidratar o corpo.

Os exercícios físicos devem fazer parte da sua rotina semanal, escolhendo um tipo de exercício ou atividade que goste e a realizando pelo menos três vezes na semana. Com isso, você terá um corpo em forma, mais resistente e saudável.

Muitas pessoas gostam de pular refeições, principalmente o café da manhã. Entretanto, essa é uma das refeições mais importantes do dia, principalmente para repor os nutrientes que foram consumidos enquanto dormia.

Uma vida saudável auxilia até mesmo na autoestima, já que, indiretamente, você terá um corpo mais bonito e saudável, além de uma pele mais macia e bem cuidada, auxiliando bastante a gostar da sua aparência natural.

Assim, entendendo melhor o que é o câncer de cólon, quais os seus principais sintomas, como se prevenir e qual a importância de ter uma vida saudável para evitar essa e outras doenças, você poderá agora mesmo começar a adotar hábitos mais saudáveis para ter uma vida longa e duradoura.

Gostou do texto? Então nos siga nas redes sociais para não perder os conteúdos exclusivos que postamos por lá!

Compartilhe:

Revista Saúde e Estilo

Revista Saúde e EstiloA SAÚDE&ESTILO entra em cena para levar conhecimento e informação ao seu leitor, agregando cuidados com a mente e com o corpo e estimulando a busca por uma vida de hábitos saudáveis. Mantendo, é claro, sua visão responsável sobre longevidade.

Outras postagens de: Revista Saúde e Estilo