MEDICINA

IMPLANTES HORMONAIS EM HOMENS

Com o envelhecimento, é natural que o principal hormônio masculino decline e cause perda da libido, diminuição da performance sexual, dificuldade de ganho de músculos, depressão e insegurança. A vida moderna e o stress, todavia, têm antecipado cada vez mais os sintomas.

Homens com essas queixas e que apresentam a testosterona abaixo dos índices de normalidade precisam de reposição hormonal, que pode ser feita por meio de soluções injetáveis, cremes ou gel, por via oral e também por meio de implantes subcutâneos, os chamados pellets.

Os pellets nada mais são do que o hormônio bioidêntico comprimido para que, depois de implantado sob a pele, libere lentamente a substância ao longo de meses. A forma subcutânea é considerada uma das mais fisiológicas. Os chamados chips são liberados de forma constante e lenta, o que significa que não costumam causar nenhum efeito colateral, não alteram os níveis das células sanguíneas e nem mesmo estão associados a fenômenos tromboembólicos. Além disso, como não usam o sistema digestivo, economizam o metabolismo do fígado, sendo também seguro para o órgão.

Estudos recentes têm destruído o mito de que a testosterona esteja relacionada ao câncer de próstata. Pelo contrário, novas pesquisas até evidenciam que o uso em pacientes com a doença diminui a probabilidade de recidiva. Em geral, cada vez mais homens têm aderido ao implante hormonal, pela comodidade e facilidade de uso, já que os hormônios vão se dissolvendo e sua ação permanece de seis a sete meses após o procedimento. É importante lembrar que melhora o desempenho sexual, o ganho de massa muscular, auxilia no emagrecimento e ajuda muito no resgate da autoestima e segurança. Toda e qualquer indicação, no entanto, deve ser feita por profissional capacitado. Se bem indicada e aplicada na dosagem correta, a testosterona pode gerar um impacto importante sobre a longevidade masculina.

Compartilhe:

Revista Saúde e Estilo

Revista Saúde e EstiloA SAÚDE&ESTILO entra em cena para levar conhecimento e informação ao seu leitor, agregando cuidados com a mente e com o corpo e estimulando a busca por uma vida de hábitos saudáveis. Mantendo, é claro, sua visão responsável sobre longevidade.

Outras postagens de: Revista Saúde e Estilo