ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O ELIXIR DA SAÚDE

CONHEÇA O KOMBUCHA, CHÁ PROBIÓTICO QUE SE TORNOU QUERIDINHO DOS AMANTES DA VIDA FITNESS

Primeiro foi o chá verde. Depois, o óleo de coco. Agora, chegou a vez de o kombucha tomar as redes sociais e se tornar quase unanimidade entre os que buscam um estilo de vida mais saudável. Embora a origem do chá seja incerta, há relatos de que tenha surgido na Manchúria, no nordeste da China. A história é milenar e os primeiros registros da bebida datam de cerca de 221 a.C., quando era conhecida como “o chá da imortalidade”. Nos últimos anos, foi difundida nos Estados Unidos e chegou ao Brasil devido à popularização dos probióticos. “São alimentos muito importantes para uma alimentação saudável. Além do kombucha, alguns exemplos são o iogurte, o leite, o missô e outras bebidas fermentadas”, explica a nutricionista Danielle Diniz.

A especialista responde a perguntas comuns entre os que querem incluir o kombucha na alimentação. Tire suas dúvidas!

COMO É FEITA A BEBIDA?

COMO É FEITA A BEBIDA? Para a produção de kombucha, é usado tradicionalmente o chá-preto, porém o chá-verde também pode servir como base. Ao chá açucarado é adicionada a chamada “mãe do kombucha” – associação simbiótica de bactérias e leveduras acomodadas em uma matriz de celulose sintetizada por bactérias acéticas —, responsável pelo processo fermentativo.

É INDICADA PARA QUAIS OBJETIVOS?

Para pessoas que querem potencializar a imunidade, garantir a absorção dos nutrientes ingeridos, diminuir a incidência de problemas intestinais e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida.

QUAIS SÃO SEUS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS?

O kombucha possui diversos efeitos benéficos ao organismo. Além de ser rico em propriedades desintoxicantes, reduz o nível de colesterol, promove o bom funcionamento do fígado, previne problemas digestivos e circulatórios, retarda o envelhecimento, melhora o metabolismo e a visão e diminui a incidência de inflamações. B

Compartilhe:

Revista Saúde e Estilo

Revista Saúde e EstiloA SAÚDE&ESTILO entra em cena para levar conhecimento e informação ao seu leitor, agregando cuidados com a mente e com o corpo e estimulando a busca por uma vida de hábitos saudáveis. Mantendo, é claro, sua visão responsável sobre longevidade.

Outras postagens de: Revista Saúde e Estilo