ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O futuro da nutrição

Verdade seja dita: planos alimentares elaborados por peso, altura, idade, sexo, tipo de atividade física e cálculo de calorias são ultrapassados. Por mais que ainda seja difícil mudar esse conceito, inclusive para outros profissionais da área de saúde, o campo da nutrição mudou significativamente. Por meio de uma boa anamnese e de exames bioquímicos específicos na parte metabólica, clí- nica e hormonal, a individualidade bioquímica nos fez encarar cada indivíduo como um ser único e, portanto, com demandas e restrições específicas. Mas por que pessoas com as mesmas características, quando seguem a mesma dieta, não chegam aos mesmos resultados? A resposta está no perfil genético. Atualmente, o mapeamento dos genes expressados pelo paciente, e seus fatores transcricionais, garante a elaboração de planos alimentares cada vez mais individualizados e, consequentemente, mais eficazes. Os genes estão ali, mas podem ser silenciados quando criamos estratégias que envolvem com

postos fenólicos, bioativos e antioxidantes na quantidade e horários certos. A correta distribui- ção de micro e macronutrientes, considerando a qualidade alimentar, potencializa o tratamento nutricional. E a prevenção de doenças passa a ser o ponto-chave. Ainda estamos no início dessa revolução. Testes genéticos já estão disponíveis, embora sejam pouco acessíveis, e devem ser utilizados como ferramenta de consultório sempre que possível. Há como associar, também, determinadas características físicas individuais com possíveis genes, se a consulta for detalhada e o olhar, direcionado. Costumo dizer, no entanto, que dieta boa é aquela que o paciente consegue acompanhar. Por isso, é importante montar um plano considerando não só a individualidade bioquímica e o perfil genético, mas, também, a rotina e as preferências de quem está ali, à sua frente. O futuro já chegou, mas ainda temos muito a avançar. Em favor da saúde, da disposição, do bem-estar e, claro, da prevenção de doenças que podem ser silenciadas.

Compartilhe:

Revista Saúde e Estilo

Revista Saúde e EstiloA SAÚDE&ESTILO entra em cena para levar conhecimento e informação ao seu leitor, agregando cuidados com a mente e com o corpo e estimulando a busca por uma vida de hábitos saudáveis. Mantendo, é claro, sua visão responsável sobre longevidade.

Outras postagens de: Revista Saúde e Estilo