Saúde

O que é uma gestação de alto risco?

Entenda as diferenças entre as gravidezes e saiba como é definida a abordagem de atendimento

O conceito gestação de alto risco é de origem americana (high risk pregnancy) e envolve todas as gravidezes cuja paciente ou feto apresentem situações adversas concomitantemente à gravidez. Na prática, todas as alterações que possam interferir na evolução de forma tranquila e habitual da gravidez levam a esse diagnóstico.

Qual seria o interesse da obstetrícia ao separar gravidezes de risco habitual das gravidezs de alto risco? Nada mais do que evitar que as gravidezes que não são de risco habitual evoluam de uma maneira tão negativa que possam levar a um desfecho desagradável, pondo em risco a vida da mãe ou do feto.

O primeiro passo ao atender uma paciente gestante, portanto, é enquadrá-la em um dos seguintes grupos: gravidez habitual ou gravidez de alto risco. Nesse momento, o obstetra definirá a abordagem. Isso torna o atendimento mais objetivo e com menor propensão a falhas. Em se tratando de uma gravidez habitual, o atendimento mensal, com os exames de rotina, é suficiente para uma boa evolução. Já as pacientes de alto risco devem ter um acompanhamento no mínimo quinzenal, com exames mais específicos para cada situação. O que é uma gestação de alto risco? Entenda as diferenças entre as gravidezes e saiba como é definida a abordagem de atendimento

A principal arma do obstetra é a anamnese. Basta usarmos o mais simples, velho e poderoso dos deveres médicos: ouvir atentamente o paciente. Pesquisar sua história pregressa e a história familiar em busca de indícios que possam refletir em uma gestação de alto risco. Estando a par do cenário, o médico pedirá os exames adequados e planejará, ao lado da paciente e de seu parceiro, como será conduzido o atendimento

“O primeiro passo ao atender uma paciente gestante, portanto, é enquadrá-la em um dos seguintes grupos: gravidez habitual ou gravidez de alto risco”

Dra. Rita Amaral é ginecologista e obstetra e está à frente da Clínica Monte Sinai, em Belo Horizonte CRM 16681

Compartilhe:

Revista Saúde e Estilo

Revista Saúde e EstiloA SAÚDE&ESTILO entra em cena para levar conhecimento e informação ao seu leitor, agregando cuidados com a mente e com o corpo e estimulando a busca por uma vida de hábitos saudáveis. Mantendo, é claro, sua visão responsável sobre longevidade.

Outras postagens de: Revista Saúde e Estilo