ODONTOLOGIA

O SORRISO DOS ARTISTAS

No decorrer da vida, os dentes podem ficar amarelados, escurecer-se e até mesmo se desgastar. Para manter o sorriso bonito, cada vez mais as pessoas recorrem aos tratamentos estéticos, popularizados, também, por um sem-número de celebridades. Entre todos eles, as lentes de porcelana — ou laminados cerâmicos finos — hoje se destacam. Muito em razão da saúde do esmalte e da estrutura do dente, uma vez que exigem pouco desgaste. De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), a busca pelas lentes de contato bucais registrou uma alta de 300% entre 2014 e 2015. O aumento é surpreendente, comparado ao número de operações como implantação de próteses de silicone e lipoaspiração, que têm crescido em mé- dia apenas 10% ao ano no Brasil, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Mas o que, exatamente, são as lentes de porcelana? Qual o investimento necessário? O especialista Alysson Resende (@alyssonresende), um dos precursores e destaque na área de odontologia estética, esclarece as principais dúvidas abaixo.

1- O que são as lentes de porcelana?

São facetas (ou laminados cerâmicos) ultrafinas de porcelana, de cerca de 0,2 a 0,5 milímetros de espessura. Trata-se de uma estrutura definitiva colocada sobre o esmalte com cimento especial, dente por dente.

2 – Qual a indicação do tratamento?

Pequenas correções, como manchas superficiais, restaurações manchadas, fechamento de espaços, dentes levemente desalinhados, aumento do comprimento, da largura, arredondamento de ângulos e dentes quebrados, trincados e sem nenhum ou pouco desgaste.

3 – Quais as vantagens das lentes de porcelana em relação a outras técnicas?

O procedimento é pouco invasivo e altamente conservador das estruturas dentais — o dentista não precisa desgastar os dentes com brocas —, além de dar uma aparência natural. O tecido gengival tem uma boa resistência à porcelana, que não mancha, tem variação de cor e é de grande longevidade.

4 – Quanto custa o tratamento?

Varia de paciente para paciente, dependendo da quantidade de lentes ou se são utilizados fragmentos, por exemplo. Atualmente, no mercado, varia de 1500 a 3200 reais cada elemento. O valor para melhorar o sorriso, no entanto, vai além da questão estética. Envolve saúde e também autoestima.

5 – É preciso pagar todo o valor no início do tratamento?

Na AR Odontologia, o tratamento pode ser parcelado, levando-se em consideração o planejamento financeiro do paciente.

6 – Como é realizado o preparo das lentes?

Elas são confeccionadas em um processo delicado e artesanal, ou por meio de impressoras 3D, de escultura, montagem e confecção. São feitas uma a uma, fora da boca, por processos laboratoriais.

7 – São recomendadas para qualquer pessoa?

O diagnóstico clínico é de extrema importância. Uma avaliação criteriosa por meio de fotografia, entrevista (anamnese), exame clínico e até mesmo alguns exames complementares, como raio X e tomografia, são necessários. Ortodontia — uso de aparelho —, cirurgia, implantodontia, periodontia e qualquer outra terapia com caráter reabilitador devem ser realizadas antes do tratamento estético. A estética, aliás, é o resultado da função. Não existe tratamento estético de longo prazo sem uma função harmoniosa e estável.

8 – Existe contraindicação?

Sim, o tratamento com porcelana não é recomendado a pacientes com sintomas de alto nível de ansiedade, alterações hormonais, bruxismo, tensão muscular, desgaste dos dentes, refluxo gástrico e hábitos deletérios (tabaco, atrição dentária e uso de drogas ilícitas).

9 – Como é feita a pré-avaliação?

Cada caso exige uma avaliação completa e descritiva do comportamento do paciente. O especialista avalia pontos como a posição dos dentes, a forma de mastigar, a tonicidade muscular, a função da musculatura sobre os dentes, a posição da mandíbula em relação à maxila, hábitos e vícios deletérios e o grau de stress e ansiedade.

ALYSSON RESENDE

Graduado pela UFMG, é especialista em ortodontia estética avançada – alinhadores invisíveis, ortodontia lingual, prótese e implantes com cirurgia guiada. É membro da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR), da Associação Brasileira de Ortodontia Lingual (ABOL) e da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE)
A AR ODONTOLOGIA FICA NA AV. BRASIL, 1714, SL 601, FUNCIONÁRIOS, TEL.: (31) 4102-0700

Compartilhe:

Revista Saúde e Estilo

Revista Saúde e EstiloA SAÚDE&ESTILO entra em cena para levar conhecimento e informação ao seu leitor, agregando cuidados com a mente e com o corpo e estimulando a busca por uma vida de hábitos saudáveis. Mantendo, é claro, sua visão responsável sobre longevidade.

Outras postagens de: Revista Saúde e Estilo