COLUNISTAS

OBESIDADE É DOENÇA

Não é raro ouvir nos consultórios o argumento de que os exames estão ótimos e, por tanto, o paciente está saudável, independentemente do sobrepeso. Mas será que é possível ser obeso e, ainda assim, estar com a saúde em dia? A
resposta é não. A lenda do “gordinho saudável” não passa de um mito e, muitas vezes, os problemas podem
estar escondidos atrás de exames normais.
Um estudo feito pela Universidade de Birmingham e divulgado no Congresso Europeu sobre Obesidade, em Por tugal, identificou que mesmo os obesos que não apresentavam nenhum sinal de risco à saúde eram mais suscetíveis a ter problemas cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Isso significa que aqueles que não apresentam hoje problemas como hiper tensão, diabetes e colesterol alto, podendo ser considerados indivíduos “metabolicamente saudáveis”, têm mais chances de desenvolver esses problemas até o fim da vida, em decorrência dos desajustes
causados pelo sobrepeso.

Os pesquisadores analisaram 3,5 milhões de pessoas, entre 1995 e 2015, antes de chegar a essa conclusão.
Os cientistas perceberam que os obesos que pareciam saudáveis tinham risco 50% maior de desencadear doenças cardíacas do que as pessoas com peso normal. A obesidade é uma doença crônica e deve ser tratada como tal. O paciente obeso apresenta risco elevado para uma série de doenças, como hipertensão ar terial, diabetes e algumas formas de câncer, como aqueles que acometem o trato gastrointestinal, a vesícula e o fígado.

Em casos de obesidade, é muito importante buscar a orientação correta e o acompanhamento de um profissional
qualificado. O objetivo do tratamento não deve ser a beleza estética ou o atendimento a padrões sociais, mas a busca pela saúde física, emocional e mental.

Compartilhe:

Revista Saúde e Estilo

Revista Saúde e EstiloA SAÚDE&ESTILO entra em cena para levar conhecimento e informação ao seu leitor, agregando cuidados com a mente e com o corpo e estimulando a busca por uma vida de hábitos saudáveis. Mantendo, é claro, sua visão responsável sobre longevidade.

Outras postagens de: Revista Saúde e Estilo