ESTÉTICA

PESO IDEAL PARA CIRURGIA PLÁSTICA

É consenso entre os cirurgiões plásticos habilitados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) a importância de se estar próximo ao peso ideal para obter melhores resultados na cirurgia plástica. Principalmente quando ela envolve o perfil corporal, como abdominoplastia, lipoaspiração e cirurgia das mamas. Sabemos que, ao se submeter a um procedimento cirúrgico, as chances de complicações aumentam caso a paciente tenha critérios de obesidade (IMC — índice de massa corporal >30), a exemplo da abertura de pontos, seromas (acúmulo de líquidos), dificuldades respiratórias ou até mesmo trombose e embolia. Além disso, se uma pessoa se submete a uma cirurgia estando muito acima do peso ideal, é bem provável que, ao perder peso após o procedimento, o resultado estético também seja alterado.

MAS COMO SABER SE ESTOU NO PESO IDEAL?

Embora existam medidas mais apuradas na aferição da distribuição de líquidos e gorduras no corpo, como a bioimpedância, um método muito fácil para saber se estamos no peso ideal — ou próximo a ele — é calcular o IMC, segundo a fórmula P (peso) / A2 (altura x altura).

O RESULTADO PODE SER CONFERIDO NA TABELA SEGUINTE: (NA PUBLICAÇÃO, O QUADRO NÃO VAI SAIR DA MESMA FORMA QUE A REVISTA)

ABAIXO DE 17 MUITO ABAIXO DO PESO
ENTRE 17 E 18,49 ABAIXO DO PESO
ENTRE 18,5 E 24,99 PESO NORMAL
ENTRE 25 E 29,99 SOBREPESO
ENTRE 30 E 34,99 OBESIDADE I
ENTRE 35 E 39,99 OBESIDADE II
ACIMA DE 40 OBESIDADE III (MÓRBIDA)

DICAS PARA CHEGAR LÁ

Na alimentação, o importante é evitar exageros. Deixe de lado os industrializados e alimentos ricos em açúcar. Foque nos vegetais e proteínas. Não esqueça de beber água e consulte um nutricionista para acompanhar o processo.

Nada substitui os exercícios físicos regulares, que devem ser realizados pelo menos três vezes por semana.

Evite o stress: ele causa o aumento do cortisol, um hormônio que em níveis altos no sangue pode gerar perda de massa muscular e ganho de peso.

Compartilhe:

Leandro Gontijo

Leandro GontijoÉ membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Membro do Corpo Clínico do Hospital Mater Dei e do Hospital Lifecenter; sócio-proprietário da Clínica Leandro Gontijo CRM 46031 RQE 29322

Outras postagens de: Leandro Gontijo