COLUNISTAS

SAÚDE INTEGRAL – A HOMEOPATIA É UMA EXCELENTE ALIADA NO TRATAMENTO DERMATOLÓGICO

 

Em 1796, o médico alemão Samuel Hahnemann dissertou, pela primeira vez, sobre a homeopatia, terapia alternativa para a qual o indivíduo não apresenta uma doença, e sim carrega um desequilíbrio que se manifesta de diferentes formas ao longo da vida. Muitas vezes, na pele, onde costumam surgir os primeiros sinais de doenças alérgicas e infecciosas locais ou sistêmicas, assim como a somatização de sofrimentos emocionais.

Na prática do consultório, são muitos os casos de pacientes que chegam com doenças como psoríase, dermatite atópica e vitiligo se queixando da reincidência das lesões. Independentemente do tratamento, elas voltavam a aparecer. Foi então que decidi introduzir a homeopatia, considerando, inclusive, que, em 90% dos casos, essas patologias têm fundo emocional.

Um exemplo interessante foi o de uma paciente com artrite reumatoide que já havia utilizado os tratamentos imunobiológicos mais modernos sem alcançar resultados. Sofrendo muitos efeitos colaterais, diga-se. Apliquei a nutrologia com uma dieta restritiva, sem glúten nem lactose, e colhi sua história mental e emocional. Ela nunca mais retornou com o problema. Vale lembrar que o medicamento homeopático não é feito para a doença, mas para o estado emocional e mental momentâneo, o que significa que dois pacientes com a mesma doença terão tratamentos diferentes. Quando o sintoma desaparece, mas surgem outros indícios de que o equilíbrio interno não está estabelecido, o remédio também deve ser alterado.

Hoje, as duas principais queixas no meu consultório são as dermatites e a obesidade. Duas condições intimamente ligadas à ansiedade. Optei por tratar não só a consequência, mas também a causa, pela associação da dermatologia, da nutrologia e da homeopatia. Cuido como um todo, por dentro, por fora, física e emocionalmente. O segredo da homeopatia é medicar o mental para, assim, reequilibrar a saúde integral. Ser saudável num mundo onde doenças não respondem bem a medicamentos e vacinas não protegem 100% é uma preciosidade.

Compartilhe:

Revista Saúde e Estilo

Revista Saúde e EstiloA SAÚDE&ESTILO entra em cena para levar conhecimento e informação ao seu leitor, agregando cuidados com a mente e com o corpo e estimulando a busca por uma vida de hábitos saudáveis. Mantendo, é claro, sua visão responsável sobre longevidade.

Outras postagens de: Revista Saúde e Estilo