Saúde

SÍNDROME MIOFASCIAL

A Síndrome Miofascial (SM) é caracterizada por um quadro de dor muscular regional associada à presença de pontos gatilhos, que são definidos como pontos de sensibilidade exacerbada nos músculos a palpação. É responsável por 29,6% dos quadros dolorosos crônicos na população em geral. Justamente por isso é importante lembrar da patologia quando a dor muscular persiste sem causa aparente.

Queixas frequentes de dor lombar e cervical crônica, cefaleia tensional e dor orofacial devem sempre levantar a suspeita de SM. O diagnóstico é clínico, por meio de uma história clínica detalhada e exame físico minucioso. Exames laboratoriais e de imagem também são normais para afastar outras possibilidades diagnósticas. No diagnóstico diferencial, consideramos dor musculoesquelética regional, principalmente os espasmos musculares, as artropatias mecânicas e inflamatórias, as radiculopatias compressivas ou não, as síndromes de compressão nervosas periféricas, miopatias inflamatórias ou não, tendinites, tenossinovites e bursites.

Outro diagnóstico diferencial lembrado é a fibromialgia (FM). Há importante sobreposição da SM com a FM e, por apresentarem sintomatologia semelhante, existem autores que sugerem que ambas partilham uma fisiopatologia comum. Embora seja controverso, alguns ainda consideram a SM um quadro mais brando de fibromialgia, fazendo parte de um mesmo espectro sindrômico doloroso.

Os principais pontos gatilhos são nos músculos trapézio superior, médio e inferior, esplênicos, romboides, levantador da escápula, esternocleidomastóideo, braquiorradial, infraespinhoso, redondo maior, latíssimo dorsal, piriforme, eretor, glúteo médio e quadrado lombar.

O tratamento consiste na inativação desses pontos e na prescrição de medicamentos que devem ser específicos para cada quadro apresentado. É importantíssimo alcançar a remissão da doença, por acometer adultos jovens em sua época mais produtiva e, principalmente, por diminuir muito a qualidade de vida.

Dra. Flávia Nascimento

É médica e trabalha com reumatologia e qualidade de vida. CRM MG 48179

Instagram: @draflavianascimento

Compartilhe:

Revista Saúde e Estilo

Revista Saúde e EstiloA SAÚDE&ESTILO entra em cena para levar conhecimento e informação ao seu leitor, agregando cuidados com a mente e com o corpo e estimulando a busca por uma vida de hábitos saudáveis. Mantendo, é claro, sua visão responsável sobre longevidade.

Outras postagens de: Revista Saúde e Estilo